Marketplace: gestão flexível para elevar o potencial de mercado

Desde a sua criação pela Amazon em 1995, o segmento de marketplaces vem ganhando cada vez mais espaço nas vendas online. De acordo com o estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, o número de sellers presentes nos shoppings virtuais aumentou 90,7% em 2018. Outro estudo, realizado pela ABCOMM, aponta que 35% de todas vendas online no primeiro trimestre de 2019 foram feitas em marketplaces.

Esse crescimento exponencial faz com que a logística deste segmento seja cada vez mais complexa, necessitando de tecnologias para simplificar o dia a dia de master e sellers e um dos itens cruciais é o pagamento.

Imagine que master e sellers são empresas diferentes. Logo, sua gestão, fluxo de caixa e agenda financeira também são diferentes. Com tantos entrantes no mercado de marketplace, é fundamental ter uma solução que divida automaticamente os pagamentos de uma venda para cada envolvido na transação e que, principalmente, ofereça total flexibilidade e transparência para que cada lojista – seller ou master – não precise modificar ou adequar a suas finanças a um único modelo.

Por exemplo: o master faz os pagamentos no dia 10 de cada mês, mas determinado seller precisar receber no dia 1º, outro no dia 5. Um terceiro seller precisa adiantar o recebimento de suas vendas para girar o fluxo de caixa; e assim por diante. Uma solução de pagamentos eficiente, deve oferecer essa flexibilidade para não engessar o negócio e, ao mesmo tempo, que consolide todas essas transações em um único painel, para melhor gestão de toda operação. Vale ressaltar que um mesmo seller pode estar em diversos marketplaces e a imposição de regras diferenciadas em cada master certamente dificulta a adesão, inibindo a ampliação do negócio.

Em um nicho com tanto potencial de crescimento, é natural que ocorra concorrência na busca pelos melhores sellers para integrar o marketplace e a flexibilidade no repasse das vendas certamente é um diferencial que colocará o master em posição privilegiada em relação a outros players.

E aí, está pronto para investir na bola da vez?

Felipe Cotecchia | Diretor de TI na Braspag



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