O que acontece depois que a compra é finalizada no e-commerce?

Perfil Braspag

28 de fevereiro de 2019

Braspag na Mídia

O que acontece depois que a compra é finalizada no e-commerce?

Imagine que você está acessando um site de compras. Seleciona os produtos desejados, escolhe a forma de entrega, de pagamento e finaliza a compra. Mas, o que acontece entre esse processo e a entrega do produto? Como funciona o processo de pagamento?

Se você escolheu pagar com cartão de crédito, o sistema de pagamentos escolhido pela loja se comunicará via sistema com o banco emissor do seu cartão e a bandeira, para checar se os dados do cartão estão corretos, se ele é válido e se há limite para a compra. Caso o lojista tenha contratado, a transação passará também por um sistema de antifraude que verificará se não há nenhum problema com o cartão. Após isso, o pagamento é debitado do seu cartão e confirmado para o lojista, que receberá na data programada com o sistema de pagamentos. Enquanto isso, o sistema da loja envia o pedido para a área de estoque, que irá separar os produtos e liberá-los para envio.

Se o pagamento escolhido foi cartão de débito, o site da loja abrirá a tela do banco para que você acesse sua conta, digite a senha e o pagamento seja confirmado. Se for boleto, após efetuar o pagamento, haverá o processamento bancário que comunicará a loja que este foi pago. Em ambos os casos, o processo é o mesmo depois que o lojista recebe a informação de pagamento.

No caso de pagamento com cartão de crédito, você ainda tem a opção de escolher comprar com um clique (caso a loja tenha este serviço) e já deixar seus dados registrados para uma próxima compra. Este processo é bastante seguro, pois os dados são armazenados em bancos de dados altamente protegidos e o cartão é tokenizado, ou seja, existe um código para aquela loja, o que evita que os seus dados sejam vazados, mas garante que você faça suas compras de forma muito mais rápida e simples. Por isso e outras tantas razões é que a escolha do sistema de pagamentos é tão importante para o lojista. Quanto mais opções, comodidade e segurança forem oferecidos, maiores as chances de conversão.

 

José Vianna / Diretor Comercial na Braspag

Como podemos lhe ajudar?